Origens do Nome

fdlFanfulla é o nome de um herói italiano, Fanfulla da Lodi, que nos idos de 1500 lutou em várias batalhas épicas defendendo o território italiano de tentativas de invasão francesa, todas frustradas.

No final do século XIX, durante as batalhas de reunificação da Italia, suas histórias e feitos foram retomados como inspiração, dando origem a periódicos e até clubes de futebol. Em 1893 imigrantes criam no Brasil o jornal “Fanfulla”, que acaba exercendo papel fundamental na união e integração de napolitanos, calabreses, sicilianos, vênetos, em torno da nova pátria, a Italia reunificada.

Foi no Jornal Fanfulla* que Vicente Ragognetti convocou a colônia para a fundação de uma equipe de futebol, em agosto de 1914, dando origem ao Palestra Italia, atual Sociedade Esportiva Palmeiras.

O Grupo Fanfulla

O Grupo Fanfulla, formado em 2008 por sócios palmeirenses do Brasil e do exterior, tem como marca desde sua fundação não apenas a crítica e exposição de problemas, conhecidos por todos, mas fundamentalmente aglutinar estudiosos e profissionais do mercado, especializados nos diversos temas, promover o debate técnico, fazer o benchmarking com o que há de melhor no mercado e assim elaborar projetos que possam ajudar os gestores do clube no caminho da profissionalização, gestão e governança que levem de volta o Campeão do Século à posição de liderança e pioneirismo, anseio de seus 18 milhões de torcedores.

Foi assim que em 2009 o Grupo Fanfulla elegeu os primeiros conselheiros, e ainda no primeiro semestre concluiu e entregou um portfólio de projetos ao então presidente Belluzzo, endereçando vários temas e oportunidades de gestão. Paralelo o Grupo liderou e participou de várias ações incluindo pedidos de Sindicância para apuração de irregularidades, manifestos de apoio ao elenco e em defesa do clube nos momentos mais difíceis.

Em 2010 foi marcado pela tentativa de mudança estatutária para implementação de eleições diretas, através da coleta de assinaturas dos associados, por uma série de ações jurídicas e no campo de projetos, o portfólio foi aprimorado e entregue a todos os candidatos que se apresentaram na disputa.

Em 2011 o Grupo Fanfulla elegeu novos conselheiros, ampliando sua base e colégio eleitoral, e logo no início do mandato, com o apoio indispensável de outros grupos, conseguiram 81 assinaturas para o projeto de mudança estatutária que após 20 meses de árdua luta jurídica foi levado à votação pelo Conselho Deliberativo, e aprovado ainda que com emendas, devendo ser homologado/retificado pela Assembléia Geral de Sócios, como manda do Estatuto do clube. Com o crescimento o Grupo também aperfeiçoou sua governança interna, com novo Estatuto, Código de Ética e eleição direta entre seus Associados para composição do Corpo Diretivo.

Agora em 2012 os 9 principais projetos foram revistos, atualizados e evoluídos, conduzidos por 27 consultores de várias áreas, endereçando temas como Gestão Financeira, Tecnologia da Informação, Gestão do Clube Social, Categorias de Base, Esportes Amadores, Arena, Branding, Sócio Torcedor e o Plano de Gestão que serve como diretriz geral apontando caminhos concretos para a implantação de uma governança corporativa atualizada e eficaz, e novamente este portfólio deverá ser entregue a todos os candidatos que se apresentarem nas eleições de janeiro próximo.

Hoje o Grupo Fanfulla é formado por mais de 500 membros cadastrados, entre Conselheiros eleitos, Sócios e Torcedores, que trocam informações diárias sobre os vários temas que envolvem a administração do Palmeiras, e realizam dois encontros semanais nas dependências do clube, além de reuniões de trabalho das Comissões de Projetos, da Diretoria Executiva do Grupo e da Comissão Política formada pelos Conselheiros eleitos, conforme seu Estatuto interno.


* A publicação permanece em circulação desde 1893 de forma contínua e é o jornal em língua italiana mais tradicional do país, tendo atravessado 3 séculos. O Jornal Fanfulla circula quinzenalmente às quintas-feiras, sendo postado nos Correios às quartas-feiras. A distribuição é exclusivamente para assinantes. As informações sobre como fazer para receber o Jornal Fanfulla podem ser obtidas no site www.jornalfanfulla.com.